Alunos do ITA promovem encontro no modelo TED

Posted By : Enaie Azambuja
Alunos do ITA promovem encontro no modelo TED

 

Com apoio da ITAEx, alunos do ITA promoveram, no dia 7 de outubro, um encontro de palestras no modelo TED. O evento reuniu estudantes e profissionais da área da engenharia no auditório B da Divisão de Engenharia Eletrônica e de Computação do ITA. O encontro reuniu cerca de 100 pessoas e foi transmitido pela internet.

“O objetivo dessa edição foi dar um impulso inicial para consolidar o evento no meio iteano, oferecendo apresentações e discussões de qualidade", explica João Marcos Cardoso Ramos da Silva (T19), um dos organizadores. “A ITAEx foi fundamental com seu apoio na logística e na realização do evento, bem como na consultoria para o planejamento e execução”, ressalta.

Um dos palestrantes foi o aluno Gabriel Ilharco (T17), que cursa a graduação junto com o mestrado em Engenharia da Computação, tendo a Inteligência Artificial como área de pesquisa.

Foi sobre isso que o aluno dissertou durante o encontro, abordando o impacto da tecnologia na ascensão de sistemas artificiais, capazes de obter performances super-humanas em grande número de tarefas cognitivas.

Outro participante foi Carlos Ferri, CEO do grupo Zapala, uma holding multinacional que atua em três setores: softwares voltados para a área de logística internacional, recrutamento profissional e agência de intercâmbio. Carlos falou sobre a construção de sua carreira e os desafios que enfrentou para solidificar o grupo de sucesso.

Ele precisou desistir de um emprego estável no Brasil para aprender inglês, atuando como lavador de carros e garçom na Austrália. Sua história, guiada pelos seus sonhos, foi o tema de sua palestra no TEDx ITA.

João Furlan, sócio fundador da Enora Leaders, e autor do livro “Flaps – seis passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a liderança adaptágil”, foi outro convidado que palestrou durante o evento. O assunto abordado foi a capacidade de liderança pautada na inteligência emocional e sua importância para a compreensão dos diferentes perfis de pessoas.

Aventurar-se em novas experiências, em outro país e ambiente social: este foi o tema da palestra de Rafael Lavrado, Engenheiro Eletrônico formado na UFRJ em 2008. Após a formatura, ele decidiu ingressar no mestrado na Kaust (King Abdullah University of Science and Technology), na Arábia Saudita.

Rafael falou sobre os desafios que encontrou ao partir para uma vivência em um país com conservadoras leis islâmicas e com um sistema de ensino completamente diferente do encontrado no Brasil.

De acordo com João Marcos, a pretensão dos alunos é realizar mais edições do TEDx ITA nos próximos anos. “Já estamos trabalhando no evento do ano que vem. Todos os que participaram se sentiram muito bem e os feedbacks foram bastante incentivadores”, finaliza o organizador.

Todos os palestrantes do evento se apresentaram gratuitamente – é uma regra do modelo TED que os participantes não cobrem para discursar.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London