Notícias da Indústria

Exibindo 1 - 10 of 358

Raios cósmicos têm origem extragaláctica

Raios cósmicos têm origem extragaláctica
Pesquisadores participantes da colaboração Pierre Auger – o maior observatório do mundo dedicado ao estudo e à detecção de raios cósmicos, localizado na província de Mendoza, na Argentina – descobriram que, acima de um determinado nível de energia, essas partículas, que são as mais energéticas da natureza e atingem constantemente a atmosfera terrestre, têm origem extragaláctica.
25th September 2017

Cientistas registram em vídeo a flexibilidade de moléculas

Cientistas registram em vídeo a flexibilidade de moléculas
As ligações químicas entre átomos são flexíveis. Essa flexibilidade é o que permite às moléculas mudar de forma em processos fundamentais para funções químicas e biológicas, como a respiração no homem ou a fotossíntese em plantas. São movimentos que ocorrem na escala de tempo do femtossegundo. Um femtossegundo, ou 1 quadrilionésimo de segundo (10-15), é o tempo que a luz leva para percorrer distância equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.
25th September 2017

Tecnologias aumentam a eficiência na agricultura

Tecnologias aumentam a eficiência na agricultura
Estima-se que até o ano de 2050 a população humana aumente mais de 30%. Nesse mesmo período, segundo projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), o consumo de carne crescerá quase 73% e o de produtos derivados do leite, 58%. Por outro lado, a área de terra arável aumentará apenas 5% e os produtores agrícolas terão de lidar com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e por regulações ambientais cada vez mais rígidas.
19th September 2017


FAPESP e Microsoft apoiarão pesquisas relacionadas à IA

FAPESP e Microsoft apoiarão pesquisas relacionadas à IA
A FAPESP e a Microsoft Brasil lançaram edital para seleção e apoio a projetos de pesquisa sobre visão computacional aliada à Inteligência Artificial. Serão selecionadas propostas de desenvolvimento de ferramentas com aplicação em mobilidade urbana, segurança pública e industrial e de infraestrutura. O valor compartilhado pelas duas partes para apoio por até quatro anos a projetos selecionados pode chegar a R$ 4,5 milhões. O prazo de submissão de projetos encerra em 11 de dezembro.
19th September 2017

São Paulo e Canadá iniciam cooperação em inovação

São Paulo e Canadá iniciam cooperação em inovação
A FAPESP e o National Research Council of Canada (NRC) anunciam a primeira chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. A chamada visa promover e facilitar a pesquisa industrial e projetos em inovação entre empresas do Estado de São Paulo e do Canadá. Os projetos deverão demonstrar as contribuições tecnológicas e mutualmente benéficas dos participantes do Canadá e de São Paulo.
12th September 2017

Descoberto planeta que orbita estrela similar ao Sol

Descoberto planeta que orbita estrela similar ao Sol
Uma equipe composta de cientistas brasileiros anunciou a descoberta de um novo planeta. O estudo, que teve a participação de professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP revelou a existência de um planeta na direção da constelação de Monoceros, que orbita a estrela CoRoT ID 652345526, parecida com o Sol. O planeta está a 1.200 anos-luz de distância do Sol, o que equivale a cerca de 1,12 quatrilhões de quilômetros.
12th September 2017

ITA estabelece parceria com Empresa Cloudera

O ITA formalizou uma importante parceria acadêmica com a Empresa Cloudera. A Cloudera é uma companhia que provê suporte técnico, treinamento, customizações e conserto de falhas para sistemas específicos que são bem explorados na área de engenharia. A parceria, que contou com a colaboração dos projetos apoiados pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), oferecerá ao Instituto o acesso a determinados produtos da Cloudera e a realização de um programa acadêmico.
5th September 2017

Maior estudo mundial sobre neutrinos terá ajuda da Unicamp

Maior estudo mundial sobre neutrinos terá ajuda da Unicamp
O físico Ettore Segreto, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi nomeado líder do Dune Photon Detection System, um dos cinco consórcios internacionais que integram o megaexperimento Dune – Deep Underground Neutrino Experiment. Com sede no Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), Estados Unidos, o Dune é o mais ambicioso experimento já idealizado para o estudo dos neutrinos.
1st September 2017

Mapa da matéria escura no Universo desenvolvido na USP

Mapa da matéria escura no Universo desenvolvido na USP
A matéria conhecida (denominada “bariônica”) corresponde a apenas 5% do conteúdo do Universo. Outros 25% são constituídos pela desconhecida matéria escura. E 70%, pela ainda mais enigmática energia escura. Estas porcentagens arredondadas, que haviam sido estabelecidas por estudos anteriores, foram confirmadas agora, com notável convergência numérica, pelo Dark Energy Survey (DES).
31st August 2017

Pesquisador do ITA é destaque na OSA

Pesquisador do ITA é destaque na OSA
O Dr. Vilson Rosa de Almeida, ex-aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - (ELE-97, M.C-98) e PhD (Cornell University (2004), pesquisador do Instituto contribuiu com três artigos entre os 100 mais citados dos 40 anos do periódico Optics Letters, publicação especializada na área de óptica e fotônica. Entre os mais de 100 mil artigos da revista, os do Coronel Vilson obtiveram as posições 16ª, 60ª e 80ª. A divulgação foi feita no início do mês pela Optics Society of America (OSA).
30th August 2017


Notícias da Indústria documentos


Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

World’s top 50 innovators from the industries of the future
27th September 2017
United Kingdom London
New Scientist Live 2017
28th September 2017
United Kingdom Excel, London
Kiosk Summit 2017
28th September 2017
United Kingdom London
act! 2017
28th September 2017
Germany NHOW Berlin
Naval Damage Control 2017
3rd October 2017
United Kingdom Portsmouth