Chip quântico detecta autenticidade de produtos

12th July 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Chip quântico detecta autenticidade de produtos

Chip poderá funcionar como uma etiqueta antifalsificação, a ser incorporada em produtos para atestar sua procedência e autenticidade. O método utilizado provém da tecnologia quântica, o que torna o próprio chip virtualmente imune a falsificações. Yameng Cao e colegas da Universidade Lancaster, desenvolveram um sistema de identificação baseado nas irregularidades em nível atômico encontradas na superfície de materiais monoatômicos, como o grafeno.

Em escala atômica, a física quântica amplifica essas irregularidades, possibilitando criar uma 'impressão digital' do material que pode ser incorporada em dispositivos eletrônicos simples e em etiquetas ópticas.

A equipe demonstrou o funcionamento da técnica através de um aplicativo no celular que pode detectar se um produto é autêntico ou falso utilizando a câmera do próprio celular.

Espera-se que, quando a tecnologia for adotada comercialmente, os próprios consumidores possam conferir se um produto é autêntico ou falsificado de maneira rápida e eficaz. O aplicativo lê o número registrado na etiqueta e consulta a base de dados do fabricante para saber se aquele é um produto válido. O novo chip poderá chegar ao mercado no início de 2018.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Lancaster University

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London