Sistema autosuficiente torna janelas mais inteligentes

13th July 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Sistema autosuficiente torna janelas mais inteligentes

Uma janela inteligente promete um bom custo-benefício e fácil instalação, com potencial para economizar tanto no aquecimento como no resfriamento das casas e edifícios. O material gera sua própria energia graças a uma célula solar transparente que consegue captar também a luz ultravioleta. Com isto, o sistema pode ser sobreposto às janelas existentes, evitando os custos com obras e passagem da fiação elétrica necessária para alimentar as janelas inteligentes atuais.

O painel transparente ajusta sua própria tonalidade, tornando-se mais ou menos opaco conforme a iluminação e a temperatura externas, economizando até 40% nos custos de energia de aquecimento ou ar-condicionado.

"A luz solar é uma mistura de radiação eletromagnética composta de raios de ultravioleta próxima, luz visível e energia infravermelha, ou calor. Queríamos que a janela inteligente controlasse dinamicamente a quantidade de luz natural e calor que pode entrar, economizando energia e tornando o espaço mais confortável," afirmou o professor Yueh-Lin Loo, da Universidade de Princeton, nos EUA.

Como a luz UV-próxima é invisível para o olho humano, os pesquisadores queriam aproveitá-la para gerar a energia elétrica necessária para ativar a tecnologia de mudança de cor do painel que compõe a janela.

A janela inteligente controla a transmissão da luz visível e do calor infravermelho para o interior, enquanto o novo tipo de célula solar usa a luz UV para alimentar o sistema.

A nova célula solar foi desenvolvida com semicondutores orgânicos - derivados do hexabenzocoroneno (cHBC) - porque sua estrutura química pode ser modificada para absorver uma faixa estreita de comprimentos de onda - neste caso, a luz UV-próxima.

As moléculas semicondutoras são depositadas como filmes finos sobre um substrato de vidro usando os mesmos métodos de produção utilizados pelos fabricantes dos LEDs orgânicos.

A janela inteligente é produzida a partir de polímeros eletrocrômicos, que modificam de tonalidade controlados por uma corrente elétrica - e a eletricidade gerada pelas novas células solares é suficiente para isso.

Quando a luz UV gera uma carga elétrica na célula solar, a carga desencadeia uma reação no polímero eletrocrômico, fazendo com que ele mude de azul claro para azul escuro. Quando escurecida, a janela pode bloquear mais de 80% da luz visível.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

World’s top 50 innovators from the industries of the future
27th September 2017
United Kingdom London
New Scientist Live 2017
28th September 2017
United Kingdom Excel, London
Kiosk Summit 2017
28th September 2017
United Kingdom London
act! 2017
28th September 2017
Germany NHOW Berlin
Naval Damage Control 2017
3rd October 2017
United Kingdom Portsmouth