Painel solar pode se desenrolar no espaço

14th November 2017
Source: NASA
Posted By : Enaie Azambuja
Painel solar pode se desenrolar no espaço

Os painéis solares utilizados em satélites e naves espaciais costumam ser volumosos e pesados, dependendo de dobradiças mecânicas e sistemas de desdobramento rígidos ou por cabo, para que se abram quando chegam ao espaço. Um experimento realizado recentemente na Estação Espacial Internacional está abrindo caminho para um conceito de painel solar enrolado, para ser lançado na forma de um cilindro compacto, com significativamente menos massa e volume.

Com isso, ele gera economia no lançamento e permite um aumento de potência para as naves e satélites. Menor e mais leve do que os painéis solares tradicionais, o sistema ROSA (Roll-Out Solar Array) consiste em uma asa central feita de um material flexível, sobre a qual são fabricadas as células fotovoltaicas.

De cada lado da asa há um braço estreito que se estende no comprimento da asa para fornecer suporte. Essas longarinas são como tubos divididos feitos de um material compósito rígido, achatados e enrolados longitudinalmente para o lançamento.

Como esse enrolamento é feito sob pressão, basta soltar uma trava para que as longarinas se desdobrem, abrindo todo o painel solar, sem a necessidade de um motor ou algum outro tipo de atuador.

A abertura funcionou como o esperado, e a equipe coletou dados que estão ajudando a analisar a eficiência da geração de energia e a resistência do painel solar. No entanto, o sistema ativo de enrolamento não funcionou, e o painel permaneceu aberto.

Embora não houvesse planos para que esse protótipo fosse reutilizado - ele se queimaria na atmosfera como lixo dentro de uma nave Dragon -, seu recolhimento permitiria testar o projeto completo e ainda permitiria inspeções para verificação de seu funcionamento.

Como ficou aberto, os astronautas utilizaram o braço robótico para mover o painel para uma extremidade da Estação Espacial, onde ele não atrapalhava ninguém. De lá ele foi posteriormente liberado para reentrar na atmosfera. Como é muito leve e de pequena densidade, a expectativa é que ele se queime completamente, não oferecendo riscos.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London