Carros autônomos não precisarão realizar paradas

4th July 2017
Source: A*STAR
Posted By : Enaie Azambuja
Carros autônomos não precisarão realizar paradas

Bo Yang e Christopher Monterola, do Instituto A*STAR de Computação de Alto Desempenho, em Cingapura, desenvolveram uma simulação computadorizada que demonstra carros autônomos que não precisam parar em cruzamentos e interseções, de forma tão eficiente que não será mais necessário usar semáforos ou paradas preferenciais.

Cada carro atravessará as interseções em sua própria 'bolha virtual de espaço seguro', modulando sua velocidade por meio de um controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, resultando em um fluxo de tráfego suave em cada direção.

O algoritmo é um conceito batizado de 'força repulsiva adaptativa'. Quanto mais próxima se torna a trajetória de dois carros em uma interseção, mais forte se torna sua repulsão e maior o ajuste de velocidade que ambos precisam fazer para passar um pelo outro em segurança.

A vantagem é que o sistema pode ser implantado paulatinamente. Como a computação é simples, os resultados mostraram que os carros não precisam ser totalmente autodirigidos para adotar a tecnologia, bastando contar com um sistema de aceleração e frenagem autônomas, algo que já existe em vários carros equipados com controle de cruzeiro inteligente.

Em uma fase de transição, os semáforos seriam necessários para os carros mais antigos guiados por seres humanos. À medida que os carros autônomos se tornarem mais prevalentes, as luzes de sinalização poderiam ser desligadas por mais e mais tempo, até que não sejam mais necessárias.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

EPE 2017 ECCE Europe
11th September 2017
Poland Warsaw
DSEI 2017
12th September 2017
United Kingdom ExCeL, London
RWM 2017
12th September 2017
United Kingdom NEC, Birmingham
Productronica India 2017
14th September 2017
India Pragati Maidan, New Delhi
Industry of Things World 2017
18th September 2017
Germany Berlin Congress Center